quinta-feira, 16 de junho de 2011

Escherichia coli entero-hemorrágica O104:H4

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.


A Escherichia coli entero-hemorrágica (EHEC) é uma bactéria patogênica do ser humano capaz de causar colite hemorrágica (diarreia sanguinolenta), que às vezes se desenvolve em Síndrome Hemolítica-Urêmica  (SHU). A SHU é uma doença fatal que causa danos aos rins e é uma complicação grave da infecção pela bactéria. A EHEC também é conhecida por E. coli produtora de Shigatoxina (STEC), ou como produtora de Verocitotoxina (VTEC). Os animais podem transportar outros tipos de STEC/VTEC em seus intestinos que não são necessariamente patogênicos para os seres humanos.
O sorotipo de EHEC, O104: H4, isolado nos casos do surto da infecção por EHEC na Alemanha, são raros e já vistos em humanos anteriormente, mas nunca em um surto. Isto foi confirmado pelo Centro Colaborador de Referência e Pesquisa em Escherichia e Klebsiella, na Dinamarca. As autoridades informam que a cepa do surto é EHEC sorotipo O104: H4, ou mais precisamente uma estirpe de E. coli enteroagregativa produtora de Verocitotoxina (VTEC EAggEC) O104:H4. O número O designa o tipo de antígeno na superfície da membrana bacteriana e o número H designa o tipo de antígeno no flagelo.

Epidemiologia
A fonte da infecção ainda não foi identificada e uma intensa investigação está sendo realizada para encontrá-la. Brotos de feijão contaminados, alface, tomate e/ou pepinos são os veículos mais prováveis de infecção, mas isso ainda não está comprovado. Surtos de Escherichia coli ocorrem geralmente por alimentos.
As bactérias são transmitidas por via fecal/oral e a ingestão de alimentos contaminados é um veículo comum de infecção, muitas vezes através de produtos contaminados crus ou mal cozidos, como carne, leite e produtos frescos. Outras fontes de infecção por EHEC são água contaminada, contato com animais, com outros pacientes afetados e se o controle adequado da infecção não é praticado. O período de incubação é geralmente de 48 à 72 horas, mas pode variar de 1 a 10 dias.
Sintomas da doença incluem cólicas abdominais e diarreia, que pode ser sanguinolenta. Febre e vômitos também podem ocorrer. A maioria dos pacientes se recupera dentro de 10 dias. Em alguns casos, no entanto (particularmente em crianças pequenas e idosos, embora esses grupos não predominam no surto atual), a infecção pode levar a uma doença fatal, como a Síndrome Hemolítica-Urêmica (SHU). 
Na Alemanha, 61% dos casos EHEC e 70% dos casos de SHU são do sexo feminino (a partir de 03 de junho de 2011). O motivo é desconhecido, mas pode ser porque as mulheres adultas estão mais expostas à fonte de contaminação. É muito raro ter resultados tão graves como SHU em adultos jovens e de meia-idade, já que os grupos normais de alto risco são crianças pequenas e idosos. Alguns casos também ocorreram em crianças em idade escolar.

Prevenção

Em geral, as medidas para evitar a infecção por E. coli enterohemorrágica (EHECsão semelhantes aos recomendados para outras doenças transmitidas por alimentos, incluindo boas práticas básicas de higiene alimentar, como descreve a Organização Mundial de Saúde para uma alimentação mais segura. O principal conselho é lavar as mãos após usar o banheiro e antes de consumir alimentos sempre com água limpa, especialmente se for consumido cru, e evitar a contaminação cruzada ao preparar alimentos.


Organização Mundial de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que Provoca um DESMAIO ?

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.