segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DIVISÃO CELULAR: MEIOSE

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.




Primeiramente, uma coisa que tem que ficar bem clara é que a meiose ocorreexclusivamente nas gônadas dos animais para formação dos gametas (óvulo e espermatozóide) e nos órgãos reprodutivos dos vegetais, formando a oosfera, grão de pólen e os esporos. Nesse processo, a quantificação cromossômica é reduzida à metade, ou seja, a célula mãe diplóide (2n), após a divisão, origina quatro células haplóides (n) e devido a isso se diz que a divisão meiose é do tipo reducional. A meiose é um mecanismo de divisão celular caracterizado por dois períodos distintos: um momento reducional (Meiose I- separação dos cromossomos homólogos) e outro equacional (Meiose II- separação das cromátides irmãs).

meiose é constituída por duas divisões celulares sucessivas no núcleo: Meiose I e Meiose II onde cada uma contém quatro subfases. Vamos analisá-las agora passo a passo.
INTÉRFASE: Antes do início da divisão propriamente dita (meiose I), as células passam por um processo semelhante ao que ocorre durante a intérfase das células somáticas (mitose). A cromatina se duplica, proteínas sinalizam que a divisão está para começar. Possue três fases: * G1 = Intervalo de tempo entre o final da meiose e o início da fase S * S = Fase de Síntese de DNA (DNA é duplicado) * G2 = Intervalo de tempo entre o final da fase S e o início da meiose Na intérfase o núcleo apresenta-se bem individualizado pela presença da membrana nuclear. Os cromossomos começam a se diferenciar, engrossando-se e tornando-se mais visível.
MEIOSE I ou REDUCIONAL: é subdividida em quatro fases, denominadas: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I. PRÓFASE I Esta fase é de longa duração e muito complexa. Nela, os cromossomos homólogos (cromossomos iguais entre si) se associam formando paresocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles que é uma importante fonte de variabilidade genética nas populações com a formação de gametas recombinantes. Por ser uma fase longa, ela foi subdividida didaticamente em cinco subfases:leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Leptóteno (leptos = fino): É a fase inicial da prófase da primeira divisão meiótica. Os cromossomos, devido à sua espiralização, ficam visíveis. Apesar de duplicados desde a interfase, aparecem ainda como filamentos simples, bem individualizados. Os cromossomos iniciam a sua condensação (espiralização).
-
Zigóteno  (zygos = par): A condensação continua e os cromossomos homólogos se juntam formando pares (emparelhamento), evento conhecido como emparelhamento de cromossomos homólogos ou sinapse cromossômica. 

Paquíteno  (paquis = espesso): É um estágio de progressivo encurtamento e enrolamento dos cromossomos que ocorre após o pareamento no zigóteno ter sido completado. Pareados e mais condensados, os cromossomos evidenciam suas duas cromátides e o par terá quatro cromátides lado a lado (tétrade). Ocorre o fenômeno da permutação ou crossing over, troca de conteúdo. 




Crossing Over: 

Diplóteno: Nesta etapa os cromossomos começam a se separar, mas permanecem unidos nos pontos das cromátides onde se formam as permutações, os quiasmas. Embora os cromossomos homólogos se separem, seus centrômeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromátides-irmãs continua ligado inicialmente. Depois, os dois homólogos de cada bivalente mantêm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes). Os quiasmas representam as regiões em que houve a troca de pedaços (quiasmas)



Diacinese (dia=através/cinese=movimento): Neste estágio os cromossomos atingem a condensação máxima. Ocorre a terminalização dos quiasmas, isto é, seu deslizamento para as extremidades dos cromossomos e sua completa separação. A carioteca desintegra-se e o nucléolo desaparece, ficando os cromossomos soltos no citoplasma. Cada cromossomo do par de homólogos se liga, através do centrômero, às fibras do fuso acromático que se dirigem a um dos pólos celulares.


Resultado final da Prófase I: características principais – pareamento dos cromossomos homólogos e crossing over (eventos que não ocorrem na prófase da mitose).

METÁFASE I: Os cromossomos homólogos, ainda emparelhados, ocupam a região equatorial da célula, presos às fibras do fuso acromático que emergem de centríolos opostos. Nesta fase, os cromossomos atingem a sua condensação máxima (maior que alcançada na mitose).
ANÁFASE I: Os cromossomos homólogos separam-se, pois são movimentados pelas fibras do fuso acromático que encurtam-se.Os cromossomos são direcionados para os pólos opostos da célula (disjunção). Como ainda não ocorre a duplicação dos centrômeros, as cromátides irmãs seguem juntas para o mesmo pólo.




TELÓFASE I : Os cromossomos chegam aos pólos ainda duplicados, formandos por duas cromátides presas pelo centrômero. O citoplasma se divide, formando duas células-filhas. Como não possuem homólogos, essas células são consideradas como haplóides e essa divisão, reducional. A carioteca se reorganiza surgindo dois novos núcleos ocorrendo a citocinese; os cromossomos se desespiralizam, reaparecem os nucléolos, desorganiza-se o fuso acromático, os centríolos duplicam-se, o citoplasma se divide e são originadas duas células haplóides.


INTERCINESE: No intervalo entre a meiose I e II, ocorre a intercinese, cada uma das duas células iniciará a divisão II. Não haverá duplicação dos cromossomos, já constituídos por duas cromátides. Fase que vai desde o final da primeira divisão até o início da segunda divisão. Essa fase difere da intérfase por não ocorrer a replicação da informação genética, tal como ocorre na intérfase.

MEIOSE II (EQUACIONAL)
A Meiose II é extremamente semelhante à Mitose. Nesta fase acontecerá uma série de eventos com as duas células–filhas formadas pela meiose I que culminarão com a formação de quatro células. Essas quatro células terão o mesmo número de cromossomos que as duas células que lhes deram origem (por isso o termo equacional). Só que ao invés dos cromossomos serem duplicados eles serão simples. A formação de células haplóides, a partir de outras células haplóides só é possível porque ocorre, durante a Meiose II, a separação das cromátides que formam as díades (cromátides irmãs). Cada uma dessas cromátides dirige-se para um pólo diferente e já passa a se chamar cromossomo-filho. As fases da Meiose II são: Prófase II, Metáfase II, Anáfase II e Telófase II.
PRÓFASE II


É bem simplificada, visto que os cromossomos não perdem a sua condensação durante a telófase I. Os cromossomos condensam-se, desaparecem os nucléolos, os centríolos duplicados ocupam pólos opostos na célula, surge o fuso acromático, a carioteca desorganiza-se e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma, prendendo-se às fibras do
fuso acromático pelo centrômero. 
METÁFASE II
Os cromossomos ligados ao fuso são transportados ao equador (centro) da célula formando a placa equatorial. Observe que como não há mais homólogos nas células eles se dispõem um sobre o outro, como na mitose.






ANÁFASE II Devido a tração do fuso em sentidos diferentes ocorre a quebra do centrômero e as cromátides irmãs são separadas. 

TELÓFASE IIReaparecimento da carioteca e do nucléolo, descondensação cromossômica, ocorre a citocinese e formação de quatro células haplóides e geneticamente diferentes. Cada célula dessa meiose irá conter um grupo de cromossomos não homólogos.




Quais são os sete pecados capitais que o concurseiro não deve cometer?

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.


Estava lendo este texto escrito por William Douglas. Ele é Juiz Federal, professor universitário e autor de vários livros sobre concurso público. Como estou estudando para concursos públicos, resolvi colocá-lo aqui, pois é muito interessante e útil:
“Os pecados capitais levam ao inferno, os do concurso à reprovação, desânimo e desistência. Os pecados capitais são os seguintes: gula, soberba, inveja, preguiça, ira, luxúria, avareza. Vamos vê-los agora em sua manifestação “concursândica”.
gula é a pressa de passar. Como sempre digo: concurso se faz não para passar, mas até passar. Assim, esqueça a pressa e comece a estudar com regularidade, planejamento e antecedência. Os concursos estão vindo aos montes, e continuarão assim. A aprovação é resultado de um processo longo, mas é algo que você – se trabalhar direito – pode contar.
soberba é a arrogância, o achar que já se é o “Sabe-Tudo”, o “rei da cocada”. Muitos candidatos inteligentes e bem formados são vítimas da soberba, ao passo que os menos capazes, mas esforçados, chegam lá, assim como na história da corrida da lebre com a tartaruga. A humildade nas aulas, no estudo, nas provas, em todo o processo, enfim, é o caminho para a glória.
preguiça. Nem é preciso escrever nada. A palavra é auto-explicativa. Mas deixe-me dizer uma coisa: eu sou meio preguiçoso. Só que sempre fazia o que devia ser feito, quando, me imaginava desempregado e sem grana, caso deixasse a preguiça me dominar.
inveja acontece quando o concurseiro fica vigiando a vida, as notas e as coisas boas que os outros possuem ao invés de ir resolver a própria vida. É impressionante como as pessoas pecam ao se compararem com os outros e dedicarem-se à reclamação e à autocomiseração em vez de estudarem e treinarem.
ira  representa deixar-se estourar, ou desanimar, pela enorme quantidade de fatos que têm justificadamente esse condão: cansaço, carteiras duras (do curso e a sua), dificuldades com a família, com a matéria, os absurdos ou fraudes em concursos, taxas de inscrição abusivas etc. haja paciência! (ops! Estamos falando de pecados e não de virtudes…). Nessas horas, não adianta irar-se. O jeito é ir estudar, pois um dia a gente passa, apesar de tudo.
luxúria é talvez o maior pecado. Veja nela o lazer exagerado, as viagens, passeios baladas e tudo o mais que é delicioso, um luxo, e que nos tira tempo para estudar e trinar. Pois bem, equilibrar estudo e lazer, administrar bem o tempo e saber estabelecer as prioridades é essencial para chegar ao reino dos céus, digo, da nomeação.
avareza tem duas manifestações. A primeira, do candidato, quando economiza nos investimentos necessários para ser aprovado. Vale a pena escolher os melhores livros, cursos e gastos, que incluem até mesmo os exames de saúde para estar bem e enfrentar a maratona dos concursos. A segunda avareza, a pior delas, ocorre quando o cidadão passa e deixa de utilizar o cargo e os poderes e competências dele para o bem da coletividade. Não sejamos avaros com o país, nem com o povo que o (e nos) sustenta. Ao passar, para não ser blasfemo, herege ou apóstata, é preciso devolver ao povo o quanto nós custamos. Isso pode ser feito com trabalho, eficiência, simpatia, honestidade e entusiasmo. Cumprir o dever, e se puder, um pouco mais.
Pois é, que Deus nos livre dos pecados capitais e do concurso. E que façamos nossa parte, dando nossa parcela de fé e sacrifício, para chegarmos à Terra Prometida, ao Paraíso, com méritos dos santos. “Santo”, por sinal, significa, etimologicamente, “separado”. Gente que passa em concurso é assim: meio diferente da média, mais dedicada, mais focada. Isso é santidade.
No fim, os votos de que alcancemos os frutos do Espírito, que, na Bíblia (Gálatas 5:22), se opõem aos pecados capitais: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. E, claro, passar em concursos.”

Biologia ou Ciências Biológicas (concursos para biólogos, professores de biologia, pesquisadores ou equivalente):

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.

Biologia ou Ciências Biológicas (concursos para biólogos, professores de biologia, pesquisadores ou equivalente):


 O que faz ?
Vários órgãos e entidades recentemente realizaram concursos com vagas específicas para candidatos com formação em biologia ou ciências biológicas. Isto significa que se você é formado nesta área, existem inúmeras oportunidades de conciliar carreira pública com sua profissão de biólogo.
A  atuação deste profissional é bastante generalista, permitindo ao mesmo atuar como educador ou executar atividades que envolvam formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada relacionadas à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente e educação ambiental, biossegurança, biotecnologia, epidemiologia. Outra área de atuação é na realização de  perícias com emissão de laudos e pareceres técnicos sobre questões ambientais.
A grande maioria dos concursos públicos que oferecem vagas para quem tem formação em Biologia são de Prefeituras, somente em 2008 foram mais de 92 concursos, sendo principalmente concursos para preenchimento de quadro de professores nesta área. Mas há também alguns concursos com vagas para cientistas e pesquisadores.
 Mercado de trabalho 
Órgãos e Entidades que abrem regularmente concursos  com vagas para biólogos:Institutos de Pesquisa; Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Saúde, de Agricultura, de Ciências e Tecnologia, de Meio Ambiente e de Turismo; IBAMA; Universidades; Escolas Técnicas; Hospitais; Jardins Botânicos; Áreas de Proteção Ambiental; Parques e Reservas Naturais; Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior; Assessoria Técnica para Imprensa; Vigilância Sanitária; CETESB; SABESP; Embrapa; CHESF; Centro de Perícias Científicas; INCA; EMATER; CETEC; CAESB; SESI; Ministério da Saúde etc

Média Salarial
De acordo com os editais de 2010 pesquisados a nível nacional, a média salarial  no serviço público é R$  2.087,81
Menor salário verificado: R$   875,18
Maior salário verificado: R$   2.692,78 - UERN-RN



Concursos abertos: 
Nordeste
  • AL - UFAL - Universidade Federal de Alagoas - inscrição até 30/12/2010, taxa: R$ 75,00. Provas dia 06/02/2011.Informações: www.copeve.ufal.br
  • BA - Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 20,00. Provas dia 19 de dezembro de 2010. Informações:www.rcvconcursos.com.br 
  • BA - Secretaria da Educação do Estado - inscrição até 14/11/2010, taxa: R$ 70,00. Provas dia 9 de janeiro de 2011. Informações:www.cespe.unb.br/concursos/saeb_ba2010  
  • BA - UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - inscrição até 18/11/2010, taxa: R$ 150,00. Informações: www.uesc.br/concurso 
  • CE - IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 19/11/2010, taxa: R$ 70,00. Informações: www.ifce.edu.br
  • MA - Prefeitura de Paço do Lumiar - inscrição até 19/11/2010, taxa: R$ 40,00. Provas dia 05 de dezembro de 2010. Informações: www.institutoludus.com.br 
  • MA - Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 25,00. Provas dia 11/01/2011. Informações: www.fundacaojoaodovale.com.br 
  • MA - Prefeitura de Centro do Guilherme - inscrição até 26/11/2010, taxa: R$ 90,00. Provas dia 16 de janeiro de 2011. Informações: www.fundelta.com.br 
  • PB - IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 19/11/2010, taxa: R$ 55,00. Provas dia 19 de dezembro de 2010. Informações:www.ifpb.edu.br
  • PE - UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - inscrição até 29/11/2010, taxa: R$ 80,00. Informações: www.ufpe.br/proacad 
  • RN - Prefeitura de Galinhos - inscrição até 12/12/2010, taxa: R$ 62,00. Provas dia 16/01/2011. Informações: www.acaplam.com.br
Norte 
  • PA - Prefeitura de Marabá - inscrição até 21/11/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 18 de dezembro de 2010. Informações: www.cetapnet.com.br
  • TO - UNITINS - Fundação Universidade do Tocantins - inscrição até , taxa: R$ 245,00. Informações: www.copese.uft.edu.br  
Centro-Oeste
  • GO - IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 17/12/2010, taxa: R$ 80,00. Provas dia 16 de janeiro de 2011. Informações:www.ifg.edu.br/selecao
  • MS - Prefeitura de Camapuã - inscrição até 17/11/2010. Informações:www.camapua.ms.gov.br
  • MS - Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti - inscrição até 18/11/2010, taxa: R$ 80,00. Provas dia 19 de dezembro de 2010. Informações:www.doisirmaosdoburiti.ms.gov.br
  • MT - Prefeitura de Tangará da Serra - inscrição até 05/12/2010, taxa: R$ 23,00. Provas dia 16 de janeiro de 2011. Informações: www.institutocidades.org.br
      Sul
      • RS - IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 140,00. Informações: www.ifrs.edu.br/concurso
      • PR - IFPR - Instituto Federal do Paraná - inscrição até 24/11/2010, taxa: R$ 187,32. Informações: www.ifpr.edu.br
      • PR - Prefeitura de São José dos Pinhais - inscrição até 23/12/2010, taxa: R$ 70,00. Provas dia 06/02/2011. Informações: www.fafipa.org/concurso
      • PR - UEM - Universidade Estadual de Maringá - inscrição até , taxa: R$ 170,00. Provas dia 28 de fevereiro de 2011. Informações: www.uem.br/concurso
      • RS - Prefeitura de Muçum - inscrição até 19/11/2010, taxa: R$ 65,00. Informações: www.presidencia.gov.br
      • RS - Prefeitura de Taquara - inscrição até 13/11/2010, taxa: R$ 15,00. Provas dia 28 de novembro de 2010. Informações: www.pontuaconcursos.com.br
      • SC - Prefeitura de Biguaçu - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 35,00. Provas dia 19 de dezembro de 2010. Informações: www.educ.bigua.ieses.org
      • SC - Prefeitura de Iporã do Oeste - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 30,00. Informações: www.ameosc.org.br
      • SC - Prefeitura de Itajaí - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 19 de dezembro de 2010. Informações: www.educ.pmitajai.ieses.org 
      Sudeste
      • MG - Prefeitura de Brumadinho - inscrição até 14/01/2011, taxa: R$ 135,00. Provas dia 20/02/2011. Informações: www.magnusconcursos.com.br  
      • MG - Prefeitura de Mariana - inscrição até 30/11/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 09 de janeiro de 2011. Informações: www.fumarc.org.br  
      • MG - Prefeitura de Uberaba inscrição até 15/02/2011, taxa: R$ 20,00. Provas dia 03 de abril de 2011. Informações: www.portavozuberaba.com.br  
      • MG - UFLA - Universidade Federal de Lavras - inscrição até 01/12/2010, taxa: R$ 180,00. Provas dia 16/12/10. Informações: www.dgp.ufla.br/concurso/PROF  
      • MG - UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas inscrição até 25/11/2010, taxa: R$ 180,00. Informações: www2.unifal-mg.edu.br/progepe 
      • MG - Prefeitura de Belo Horizonte inscrição até , taxa: R$ 70,00. Provas dia 20 de fevereiro de 2011. Informações: www.fumarc.org.br
      • MG - Prefeitura de Mariana - inscrição até 30/11/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 09 de janeiro de 2011. Informações: www.fumarc.org.br 
      • RJ - FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica - inscrição até 17/11/2010, taxa: R$ 45,00. Informações: www.ceperj.rj.gov.br  
      • RJ - IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até , taxa: R$ 130,00. Provas dia 05 de fevereiro de 2011. Informações:www.ifrj.edu.br 
      • RJ - UFF - Universidade Federal Fluminense - inscrição até 03/12/2010, taxa: R$ 183,00. Informações: www.uff.br/copemag  
      • RJ - UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - inscrição até 10/12/2010, taxa: R$ 65,00. Provas dia 06 de abril de 2001. Informações:www.nce.ufrj.br/concursos 
      • SP - Prefeitura de Sorocaba (SAAE e FUNSERV) - inscrição até 25/11/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 09 de janeiro de 2011. Informações: www.vunesp.com.br 
      • SP - Prefeitura de Araraquara - inscrição até 19/11/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 12 de dezembro de 2010. Informações: www.ibamsp-concursos.org.br  
      • SP - Prefeitura de Monte Aprazível - inscrição até 25/11/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 19 de dezembro de 2010. Informações: www.consesp.com.br  
      • SP - UNESP - Universidade Estadual Paulista - Guaratinguetá - inscrição até 03/12/2010. Informações: www.feg.unesp.br/instituicao/concurso/CTI.php, 
      Federais
      • Não há concursos abertos no momento!

      O que Provoca um DESMAIO ?

      POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.