segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Museu Smithsonian: Comprehensive Virtual Tour

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.


"Passeie pelos corredores do Museu Smithsonian, um dos maiores do mundo!"
Que tal passear pelos corredores de um dos museus com o maior acervo de obras de todo o planeta? Calma, não será preciso preparar seu passaporte, comprar a passagem e voar para a cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, para que você conheça em detalhes o Museu de História Natural Smithsonian.
Mantido pelo Instituto Smithsoniano, a instituição que hoje é ligada ao governo norte-americano, cuida de um patrimônio que compreende 19 museus e 7 centros de pesquisa, totalizando mais de 142 milhões de itens cadastrados em seu acervo.



Se você quer conhecer uma pequena parcela dessa história já pode fazer isso online, graças ao sistema de visita virtual disponibilizado no site oficial do museu. A exemplo do aplicativo utilizado para que o usuário possa visitar a Capela Sistina, a visita ao Smithsonian pode ser feita em diversas salas e seções.

Caminhando pela história

O Museu Smithsonian é uma área imensa e seria praticamente impossível cobrir toda a área de exposições em um único aplicativo online. Se você gosta de cinema já deve conhecer parte do cenário, já que ele foi retratado em diversos filmes, em especial na comédia “Uma Noite no Museu”, em que muitos objetos expostos ganham vida.

O aplicativo está disponível em Flash e é completamente online. Para acessá-lo basta clicar no link acima e aguardar o carregamento. Você pode não só passear de uma sala para outra como também pode se aproximar dos objetos expostos, inclusive podendo ler as inscrições de alguns cartazes.
Um dos maiores destaques entre as salas principais é a que abriga os fósseis de dinossauros. Além disso, o museu conta com exposições obre a vida animal marinha, objetos do período pré-histórico, itens que marcaram a formação do território norte-americano e elementos raros que ajudaram a construir a história universal.
Embora o tempo de carregamento inicial seja demasiado – certifique-se de ter uma conexão ADSL para acessar, caso contrário você terá que aguardar por um bom tempo até que as páginas carreguem por completo –, a execução do aplicativo é satisfatória e o sistema é de simples operação.



Mapa para você não se perder

Além da visita convencional, cada uma das páginas exibe a opção de mapa no canto superior direito da tela. Ao clicar sobre a opção “map” são exibidas todas as localidades disponíveis no passeio virtual bem como são marcadas aquelas que você já visitou.
Caso você esteja cansado e não queira “andar” de um ponto a outro do museu, basta clicar nobre o ponto azul referente à sala que deseja visitar para ser direcionado diretamente para lá. No total estão disponíveis para visitação três andares de exposição.


                               

Um comentário:

  1. Embora a visita virtual possa não ter tanto impacto quanto uma visita feita pessoalmente ao Museu Smithsonian, nem por isso essa é uma oportunidade para ser desprezada. Com exceção do tempo inicial de carregamento que é bastante alto, o desempenho da transição de imagens flui muito bem de forma que o usuário pode “andar” com tranquilidade pelos três andares de exposições.

    A qualidade de resolução das imagens é tanta que, em muitas salas, é possível até mesmo ler os textos explicativos fixados na parede. Sem dúvida um passeio imperdível para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o museu pessoalmente.

    ResponderExcluir

O que Provoca um DESMAIO ?

POSTAGEM. Berto. Robersonn Jhones, NOGUEIRA.